segunda-feira, 12 de abril de 2010

Lendas Alentejanas

Lenda da Rocha (Freguesia de Santa Cruz)


Reza a lenda que ao pé da Ermida da Nossa Senhora da Encarnação existe uma capela com outra Santa., a Nossa Senhora da Lapa. Junto da capela da N. Senhora da Lapa, ainda hoje existe uma rocha à qual os habitantes da freguesia chamam de milagrosa. Contam os mais velhos que quando tinham dores de cabeça se dirigiam à N. Sra. Da Lapa, davam nove voltas à capela “sempre a rezar”, batiam nove vezes com a cabeça na rocha para que a dor passasse, o que criou na rocha uma cavidade com o formato de uma cabeça.



Lenda do Nevoeiro Denso “Vila Negra”


Os milagres do Sr. Jesus do Calvário tornaram-se conhecidos por todo o país. Este facto aguçou a cobiça dos das redondezas no sentido de querer roubar a imagem milagrosa, para isso fizeram um plano. Certo dia de lindo sol, dirigiram-se a Almodôvar muitos cavaleiros armados de lança e espada, para levarem de qualquer maneira a imagem do senhor Jesus do Calvário. Quando se aproximavam já de Almodôvar, operou-se um milagre que ficou na história da vila que viria a dar-lhe o nome. Um nevoeiro muito cerrado ocultou por completo a vila e não deixava ver nada; nem sequer um plano um palmo à frente do nariz, como se costuma dizer. Os guerreiros que não conseguiam ver nada, passaram de lado e não puderam levar consigo o Senhor Jesus do Calvário. Mas os habitantes ouvindo apenas o barulho das patas dos cavalos vieram à s janelas para ver, mas como estava muito nevoeiro nada puderam ver. No dia seguinte, quando souberam o que tinha acontecido, atribuíram o milagre ao Cristo Crucificado da sua devoção e fizeram logo uma grande procissão com o Senhor, pelas ruas da vila todas engalanadas e cheias de flores. Ainda hoje, esta imagem é muito venerada pelo povo e conserva-se no mesmo local, embora mais cuidado. Todas as noites se encontram no local muitas velas acesas pelos fiéis que receberam benefícios espirituais ou materiais por intermédio do Senhor Jesus do Calvário. Por esta razão, diz a lenda , passou a chamar-se a Almodôvar “ Vila Negra”.



Lenda do Castelinho (Freguesia de Santa Clara-a-Nova)


Uma vez, uma mulherzinha, que vivia no Castelinho, freguesia de Sta. Clara-a-Nova, concelho de Almodôvar, estava a coser as meias de seu marido, sentada ao sol que aquecia muito nesse dia. De repente apareceu-lhe uma senhora que se dizia ser sua vizinha e lhe pediu lume. A mulherzinha ficou muito admirada e surpreendida, pois não conhecia ninguém naquele local e, muito menos vizinho. Depois de muita conversa, a senhora que era moura, disse-lhe:


-Ó vizinha, venha conhecera minha casa que fica aqui perto. Verá que vai gostar!...Eu tenho mesmo muito gosto em oferecer-lhe a minha casa e mostrar-lha. A mulherzinha, levada pela curiosidade levantou-se e seguiu a moura.

Pelo caminho as duas mulheres continuaram conversando e a moura a certa altura, como segredando-lhe ao ouvido: -Vizinha não se admire de nada do que veja nem tenha medo de nada nem fale em Deus. Quando chegaram junto da casa da moura, entraram e a mulherzinha viu tudo bem visto, “obsequiou” tudo e notou que ela tinha tudo de ouro , prata e cobre. Estava tudo tão bem arrumado e limpo; Mas a casa era debaixo da terra.


Quando já tinha visto tudo bem a moura disse-lhe: agora vou apresentar-lhe o meu marido; mas não se assuste, não tenha medo nem diga nada. Conforme a moura abriu a porta do quarto onde estava o marido, que era metade lagarto metade homem, exclamou assustada e, instintivamente disse: -Ai! Valha-me Deus Nossa Senhora!...
Então a moura, muito triste e chorosa, apenas lhe respondeu: Ai, minha tirana! Encantaste-me por mais cem anos!...Dobraste o meu encantamento!...
De repente, fez-se muito escuro. A moura chorosa, pegou-lhe pela mão e veio traze-la à porta de sua casa, passado três dias morreu de desgosto

Sem comentários:

Enviar um comentário