quarta-feira, 31 de março de 2010

A apanha da azeitona


Para quem ainda se recorda, a apanha da azeitona, era um trabalho agrícola, realizado entre os meses de Novembro e Fevereiro. Não era uma tarefa fácil, mas os trabalhadores, da aldeia e dos pequenos montes alentejanos faziam desta tradição, um convívio familiar com alegria e satisfação.
Logo de manhã cedo, grupos de rapazes e raparigas, juntavam-se à porta da casa do patrão, cada um com a sua cesta de arco, onde levavam a comida (broa, sardinhas e azeitonas), uns petisquinhos… e só regressavam à noite.
Os rapazes levavam as varas às costas, com os panais embrulhados, a cântara ou a cabaça da «pinga».
As raparigas levavam o cabaz de verga e os sacos de linhagem,feitos de pano-cru, comprado na feira.Eram estendidos no chão para onde iriam cair as azeitonas depois de varejadas. Este produto é considerado indespensável na cozinha alentejana, o mesmo se dirá do belíssimo azeite, proveniente da mesma.
No final da safra os panais, eram sujeitos a barrela (lavagem com água quente e cinza) servindo depois para colocar na cama, utilizados como lençóis. OS trabalhadores alentejanos eram sem duvida, felizes à sua maneira.

Sem comentários:

Enviar um comentário