segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Tabernas Alentejanas


Os animados serões nas tabernas das vilas e aldeias, nos quais se saboream Petiscos, entre amigos e familiares, ao som do acordeão, da viola, do canto ao baldão e ao despique, caíem em desuso, passando a fazer parte das memórias dos mais velhos, pretendendo revitalizar a tradição Alentejana.

É um local simples, de ambiente familiar e o serviço é muito eficiente, com uma variedade enorme de Petiscos. Na taberna Alentejana, os bons sabores Alentejanos,são fiéis à tradição, recebem gente de todos os extractos sociais, para uma refeição inesquecível ou apenas para beber um copito do bom vinho Alentejano, incentivando ao convívio de gerações. A ementa escrita na pedra, onde sobressaem os grelhados e as entradas verdadeiramente apetitosas. Bom vinho Alentejano, louça de barro, a lembrar outros tempos e acima de tudo uma simpatia invulgar, com a companhia de muito boa comida. Os enchidos cortados, são uma delícia que fazem crescer água na boca,o chouriço assado, a farinheira frita,a morcela,a cacholeira,etc...
Para preservar e dar a conhecer as tradições da região Alentejana e promover o convívio, considerando que a manutenção da tradição das tabernas é cada vez mais difícil, porque os proprietários vão envelhecendo e desaparecendo, têm cada vez mais dificuldades em conseguir a adesão dos espaços, à iniciativa da confraternização entre a população.

Cada taberna tem uma noite, ao fim de semana, para mostrar os dotes na confecção dos Petiscos tradicionais. A animação do espaço com canto Alentejano, fado e música tradicional, sem esquecer os poetas populares não deixa de ter o seu encanto.
A "Petiscada" e a chegada dos músicos e poetas populares para animar a festa, pela noite dentro, é uma tradição que muito boa gente deixará ver e é com uma certa nostalgia que irá sentir uma grande saudade.

Sem comentários:

Enviar um comentário